Bem Vindo ao GNU Radio!

Introdução

GNU Radio é uma ferramente de desenvolvimento de software livre e código aberto que fornece blocos de processamento de sinais para implementar rádios definidos por software. Ele pode ser usado com um hardware de RF externo de baixo custo para criar rádios definidos por software, ou sem hardware em um ambiente de simulação. Essa ferramente é bastante utilizada por hobistas, e em ambientes acadêmicos e comerciais para dar suporte tanto a pesquisas em comunicações sem fio quanto à sistema de rádio no mundo real.

Aplicações em GNU Radio são escritas na linguagem de programação Pyhton, enquanto as funções de processamento de sinais de desempenho crítico são escritas em C++ usando extensões de processamento de ponto flutuante, quando disponível. Assim, o desenvolvedor pode implementar sistemas de rádio de tempo real e alta vazão em um ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações de uso simples.

Embora não seja primordialmente uma ferramenta de simulação, GNU Radio suporta o desenvolvimento de algoritmos de processamento de sinais usando dados pré gravados ou dados gerados, evitando a necessidade de um hardware de RF.

GNU Radio é licenciado pela GNU General Public License (GPL) versão 3. A Free Software Foundation tem o copyright sobre todo o código.


GNU Radio está participando do Google Summer of Code 2013! Veja nossa página GSoC.


Conteúdo

I. Iniciando

Se você nunca teve contato com o GNU Radio antes, estas páginas irão lhe inicializar com uma instalação do GNU Radio executando e mostrarão como você poder dar os primeiros passos com esta ferramente de rádio por software.

II. Documentação

GNU Radio tem dois manuais: um para a API em C++ e outro para a API em Python. A maioria da documentação vem do comentários das marcações Doxygen nos arquivos de cabeçalhos públicos. Estão são as bases para ambos os manuais. A documentação Python usa Sphinx para colocar tanto na documentação Doxygen quanto nos comentários formatados apresentados nos arquivos Python.

Páginas com Manuais de Interesse:

III. Comunidade & Comunicação

Existe uma boa comunidade de pessoas envolvidas com o GNU radio. Aqui estão alguns ponteiros de como se conectar conosco.

IV. Usando o GNU Radio

Desde que o GNU Radio esteja instalado e executando, verifique estas páginas para encontrar como usar o GNU Radio. Estes artigos se referem a tudo que não envolva escrevendo em C++ ou códigos para processamento de sinais.

V. Desenvolvendo o GNU Radio

Usar o GNU Radio é legal, mas o interessante mesmo vem com o desenvolvimento de novos componentes para o GNU Radio ou somente alternado o núcleo do software. Se você deseja escrever algum código. leia estes artigos primeiro.

VI. Hardware

Hardware não é parte do GNU Radio, que é puramente uma biblioteca de software. Entretanto, desenvolver rádio e código de processamento de sinais é mais interessante quando usando um hardware para transmitir e receber, e GNU Radio suporta vários front-ends de rádio.

O equipamento comumente usado são as USRP da Ettus Research, LLC..

Para todos os produtos da Ettus veja o site website!

VII. Mais informações e extensões de terceiros

Existem mais coisa que podem ser encontradas para o GNU Radio na web. Verifique estas páginas para encontrar tutoriais, códigos e outras informações para o GNU Radio.

Outras Línguas